Jaqueline Silveira

Eleição 2024 mexe com os ânimos na Câmara e vereadores trocam farpas

O cenário eleitoral antecipado por alianças e nomes pré-lançados, nos últimos dias, refletiu na sessão da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (8). Durante a discussão e votação da moção de apelo ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) para que conceda o reajuste aos professores municipais e a reposição aos servidores, além do pagamento do piso da enfermagem, o tom do debate elevou a temperatura. De autoria do petista Valdir Oliveira, a proposição motivou uma troca de farpas e até ironias entre direita e esquerda, contudo a moção acabou aprovada por todos os parlamentares.


A bancada do PT não poupou críticas à administração de Pozzobom pelo fato de até, agora, não conseguir conceder reajuste a professores e reposição ao funcionalismo. Já o bloco da direita, por sua vez, mirou nos governos petistas. Tubias Callil (MDB), por exemplo, recordou que o Cpers/Sindicato chegou a pedir a prisão do governador Tarso Genro devido ao fato de não pagar o piso do magistério, lei de sua autoria quando foi ministro da Educação. A gestão Valdeci Oliveira (PT) também foi alvo. Já a vereadora Helen disse que “falta planejamento” ao Executivo, e Valdir ironizou as férias do prefeito na Europa ao defender o pagamento e reajustes das categorias. Por ser do bloco do PSDB na direção da Mesa, ele não escapou de ironias.



​Quando entrei na prefeitura, em 2000, o prefeito, o irmão do vereador Valdir, o Valdeci, em 2001, a inflação foi 7,61% e ele deu 1% aos servidores. Em 2002, a inflação foi 12,53% e ele deu 7,61%, então vamos colocar os pingos nos is. Somos a favor (reajustes), estamos conversando com o prefeito. Mas vamos jogar limpo com todo mundo.

Alexandre Vargas, Republicanos



Agora, o governo vem pedir, vem apelar para o professor. Eu faço um apelo que a base deste governo, tem muita gente, agora, agregando-se ao governo, fazendo o discurso do governo, que apele para o prefeito, e não para professor, que é trabalhador.

Helen Cabral, PT




​(...) E, ao vereador Valdir, eu parabenizo que, agora, resolveu virar realmente oposição ao governo, passou dois anos aqui sem defender sequer com um piuzinho o direito dos trabalhadores, dos servidores. Agora, resolveu fazer seu papel. Parabéns, vereador!

Roberta Leitão, Progressistas




​Chega a época em que são governo (PT) e fazem pior dos que estão hoje. Coisa que um período eleitoral começa a mostrar o que não fizeram como governo.

Tubias Callil, MDB



​O prefeito, que voltou das férias, está em forma, preparo físico exemplar, muito bem preparado na capoeira, fazendo exercício e que possa fazer exercício para que seja pago o que é de direito dos servidores.

​Valdir Oliveira, PT



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Articulações para 2024: bloco da direita se reúne e decide o óbvio Anterior

Articulações para 2024: bloco da direita se reúne e decide o óbvio

Nomes à prefeitura e possíveis alianças: campo da direita se mexe Próximo

Nomes à prefeitura e possíveis alianças: campo da direita se mexe

Jaqueline Silveira